contato MSN : trespatetasdosgames@hotmail.com deibisse@hotmail.com http://www.facebook.com/profile.php?id=100003364944797

quinta-feira, março 25, 2010

um pouco da historia do dragon ball

 Este artigo é sobre os 15 primeiros volumes do mangá original e da primeira parte do anime Dragon Ball; se quiser saber sobre os 26 volumes restantes do mangá original e a segunda parte do anime, veja Dragon Ball Z; para a terceira parte do anime, veja Dragon Ball GT; se quiser saber sobre Dragon Ball em geral, veja Série Dragon Ball.

Dragon Ball
ドラゴンボール

(Esfera do Dragão)

Gênero Shonen, Ação, Luta, Aventura

Mangá: Dragon Ball

Autoria Akira Toriyama

Publicação em revistas de mangá
Revista Weekly Shōnen Jump

Período 1984 – 1995

Publicação em volumes
Editoras Shueisha

Editora Conrad

N° de volumes 42 (16 DB + 26 DBZ)

Anime

Direção Minoru Okazaki

Daisuke Nishio

Estúdio Toei Animation, Bird Studio

Exibição original 26 de fevereiro de 1986 – 12 de abril de 1989

Emissoras de TV Fuji TV

SBT, Cartoon Network, TV Bandeirantes, Rede Globo, Ulbra TV

SIC, SIC Gold, SIC Radical

N° de Episódios 153

Filmes

• A Lenda de Shenlong

• O Castelo Fantástico

• Aventura Mística

OVAs

• Especial 10º Aniversário: O Caminho Para Ser o Melhor

Portal Animangá

Dragon Ball (em japonês: ドラゴンボール , Doragon Bōru?) é um mangá japonês criado por Akira Toriyama e publicado em 42 volumes, inicialmente na revista Weekly Shōnen Jump, a partir de 1986. O mangá deu origem a duas séries de anime que tiveram um enorme sucesso, tanto no Japão como no resto do mundo: Dragon Ball, Dragon Ball Z e ainda Dragon Ball GT, uma terceira série cuja história não se baseia no mangá. O anime Dragon Ball tem sua história baseada nos 16 primeiros volumes do mangá original, e a da seqüencia, Dragon Ball Z, baseia-se nos 26 volumes restantes.

Pegando elementos da mitologia japonesa, Akira criou um mundo fantasioso, com lutas espetaculares, poderes, dinossauros, máquinas futurísticas e qualquer coisa que sua imaginação permitisse. Tudo começa com o pequeno garoto Son Goku, que mora sozinho na Montanha Paozu. Ele foi achado numa floresta pelo velho Son Gohan que o ensinou kung fu. Numa noite, Gohan foi morto por um monstro misterioso. Ágil, forte e sem nenhum sinal de maldade dentro de si, Goku se difere das outras pessoas por ter um rabo de macaco. A história começa quando Goku conhece a garota Bulma. Ela o convence a ajuda-lá na busca pelas 7 Esferas do Dragão que quando reunidas, invocam o Deus Dragão Shenlong que pode realizar um desejo. Com o tempo, Goku vai crescendo, fazendo novas amizades e livrando o mundo do Imperador Pilaf, as Forças Red Ribbon e o temível Piccolo Daimaoh.

Índice

1 História

2 Artes Marciais + Ki

3 Temas recorrentes

4 Personagens

4.1 Heróis

4.2 Vilões

5 Anime

5.1 Relação com o mangá

5.2 Exibição

5.3 Dublagem em português

6 Músicas

7 Ligações externas

  História

A história de Dragon Balls (esferas do dragão) conta a vida de Son Goku, um menino morador da Montanha Paozu com cauda de macaco, baseado na lenda chinesa Viagem ao Oeste (西遊記), desde as suas aventuras enquanto criança até se tornar avô. Durante a sua vida, participa de muitas batalhas com adversários cada vez mais fortes, procurando sempre aumentar a sua força. Nas suas viagens, Goku conhece várias pessoas, criando muitas vezes uma amizade muito forte com elas que os ajudam a vencer os vilões da história.



As Esferas do Dragão são alguns dos componentes da história. São sete esferas de cristal alaranjado, mágicas, que estão espalhadas pelo planeta e que possuem estrelas no seu interior (de uma a sete). Quando todas são reunidas, se o portador souber as palavras mágicas, são usadas para invocar o dragão Sheng Long que realiza um desejo (com alguns limites). Depois do desejo ser concedido, as esferas transformam-se em pedra e espalham-se pelo planeta, ficando impossíveis de serem usadas e detectadas durante um ano. Em tempos passados, demoraria gerações para procurar e juntar as esferas. No entanto, no início da história, uma garota chamada Bulma cria o Radar do Dragão para detectá-as, tornando o processo mais fácil e rápido do que deveria ser. No decorrer da série, as "Dragon Balls" deixam de ser o tema principal para serem apenas um elemento secundário.
Esferas do DragãoO início da viagem fantástica de Goku começa com o aparecimento da jovem Bulma que está atrás das esferas. Goku mora nas montanhas sozinho, desde que o seu avô Son Gohan morreu. O objeto que ele guarda como uma lembrança do seu avô é uma das Esferas do Dragão (a esfera de 4 estrelas, que ao decorrer da história se torna a principal para ele). Eles se conhecem nas montanhas, após sem querer ela lhe atropelar. Ela vê a esfera dele e lhe conta sobre os poderes das Esferas, pede-lhe que ele lhe entregue sua esfera, e conta que descobriu num pergaminho a história de que ao juntar as sete esferas mágicas é possível invocar um dragão chamado Sheng Long e que este pode realizar qualquer desejo que lhe peçam. No entanto, Goku não queria entregar a esfera porque era uma lembrança muito forte do seu avô, e assim decide ir com Bulma atrás das Esferas do Dragão. No caminho conhece muitas pessoas como Oolong (um porco que consegue alterar a sua forma), Yamcha (um bandido do deserto, que depois se torna bom), Pual (um bicho voador com os mesmos poderes que Oolong, que vive com Yamcha), Mestre Kame (um velho mestre de artes marciais, conhecido por homem mais forte do mundo), Kuririn (um jovem monge que procura os ensinamentos do Mestre Kame e Lunch (uma jovem que possui dupla personalidade, que se manifesta ao espirrar(seu cabelo muda de cor e sua personalidade varia entre violenta e bondosa). Além disso conhece Chichi, com qual se casa anos depois. Enfrenta muitos perigos e inimigos, como Pilaf, o Exército da Red Ribbon e o Rei Demônio Piccolo Daimaoh.
 Artes Marciais + Ki

Característico dos mangás Shounen, Dragon Ball conta com muitos elementos de luta. Inicialmente, os personagens utilizam durante as lutas apenas as técnicas de artes marciais. Neste estilo de luta encontram-se lutadores rápidos, fortes, muito superiores às pessoas normais, porém dentro de um limite tolerável. Até que se descobre como utilizar o Ki (Dragon Ball)
Ki (energia interna que flui no interior dos seres vivos), sabendo como utilizá-la, consegue-se concentra-lá em qualquer parte do corpo, possibilitando o uso de técnicas como o Kamehameha (desenvolvida por Mestre Kame. Durante a história, vão aparecendo novos mestres com novas técnicas, e cada vez mais essas técnicas vão se tornando comuns entre os personagens. Aparecem poderes variados, normalmente um para cada personagem, sendo que alguns sabem em média duas ou três técnicas. Sabendo sentir o Ki, uma pessoa pode detectar a presença do seu oponente, e também o seu nível de energia. Alguns personagens desenvolvem técnicas sofisticadas, que podem destruir o oponente em poucos segundos. Todos os personagens no início da saga Dragon Ball Z aprendem a técnica do bukujutsu, no qual se usa o ki para poder voar. Essa técnica foi inicialmente apresentada por Chaos durante o penúltimo Tenkaichi Budokai (torneio de artes maciais) na fase Dragon Ball. Além do mais é possível controlar o seu Ki. Ou seja, pode diminu-lo suficiente pra ninguém te achar, ou aumentar suficiente para assustar o oponente.
 Temas recorrentes

Na saga Dragon Ball, narra-se por completo a evolução interior e exterior do pequeno Goku, cujo desenvolvimento, não apenas físico mas também aquele que tange à formação do caráter, é acompanhado de perto durante um longo percurso: seu treinamento, seu crescimento, a paternidade, como lida com a criação de seu filho, como se mostra ausente no acompanhamento deste, e, assim, consegue encontrar seu próprio caminho, da mesma forma como o pai criou-se sozinho, sem no entanto desprezar a importância das relações sociais, até com seus próprios desafetos, na formação do caráter. Vale notar que a citada evolução interior se dá no sentido de adequação às normas sociais: de uma pessoa criada no campo, onde não há regras de convivência, até se tendo que se adaptar a vida no centro urbano, fato este que é consolidado na união matrimonial - símbolo maior da possibilidade de conviver.
Uma das metáforas de Dragon Ball descreve o autocentrismo do homem contemporâneo: a história centra-se numa figura de um herói onipotente e auto-suficiente; quando há na história grupos sociais, estes revelam-se impotentes para combater o poder de um opressor superior, e apenas outro poder supremo e individual consegue derrotá-lo e cessar a exploração. A pertinência de Son Goku em não deixar seu lado "humano" está exatamente em mostrar seu engajamento social, a luta contra a opressão e a servidão étnica.
A desconstrução do mito do homem autárquico, no entanto, encontra-se na própria obra: para alguns adversários, os esforços individuais de Goku revelam-se fúteis; faz-se mister, por conseguinte, não apenas uma associação com outros heróis (alguns dos quais também expostos como egocêntricos e independentes em algum momento), mas também com a totalidade da raça humana, de modo que a coletividade prevaleça sobre a individualidade.
Além do individualismo, se revela um desenraizamento social do herói. Quando este desenraizamento se rompe, como no caso do conflito entre raças em Namek, Goku se vê forçado a assumir uma posição e, assim, ficar ao lado de um dos grupos sociais existentes, que geralmente são os grupos oprimidos e isto reforça o seu caráter axiológico de altruísmo e abnegação. Enfim, uma verdadeira epopéia.
Apesar de todo o seu conteúdo de artes marciais, a história de Dragon Ball centra-se fundamentalmente à volta de um tema de redenção, geralmente através de exposição aos ideais "puros" de Son Goku e Son Gohan. Quase todas os maiores personagens no mangá apareceram como vilões mas, de uma forma ou de outra, acabaram por se converter para o lado do bem. Muitas vezes, isto inclui uma aliança temporária para derrotar um inimigo maior, depois da qual, de alguma forma, os inimigos anteriores raramente encontram motivação para recomeçar a lutar. Este tema é evidente desde o início (com a conversão de Yamcha, Oolong e Pual) e continuando para além do Dragon Ball Z. Este estilo de redenção não é único (é bastante comum em Comics americanos), mas é significativo pois persiste apesar de outras grandes mudanças em estilo e tom. Outros elementos, como a importância da família e da amizade e ideais como o esforço e o sacrifício estão também presentes.
 Personagens

Nota: Para os nomes dos personagens usados na versão de Portugal veja a lista de equivalências.



 Heróis

Son Goku - Personagem principal da trama. Inocente, decidido e bonzinho, acredita facilmente em tudo o que ouve. Acredita nas pessoas, quase nunca percebendo a maldade dos outros. É forte, ágil, aprende técnicas de luta com facilidade, bolando estratégias simples, mas eficientes. Normalmente luta por puro instinto. Gosta de lutas, assim como gosta de comer e de dormir. Quando era criança, não sabia diferenciar um homem de uma mulher, por viver tanto tempo sozinho, não é orgulhoso, não se importando em ser derrotado, muito pelo contrário, encara cada derrota como um estímulo para treinar mais e se superar. Ao conhecer a Vidente Baba, esta preve que ele crescerá salvando a Terra, fato que se realiza duas vezes depois de ela prever, e já tinha acontecido 2 anteriormente(e outras em Dragon Ball Z). Quando for adulto, descobrirá que pertence a raça dos Saiyajins.

Bulma - É uma moça decidida e forte, que adora se fazer de vítima e de fraca, porém é exatamente o contrário. Se considera uma moça inocente, frágil e linda. Quando precisa, sabe correr ou colocar outros para ficar no seu lugar. Gosta de homens bonitos, tendo uma queda por eles. Seu sonho é conseguir um namorado e esse seria seu pedido a Shenlong, até ela conhecer Yamcha. É muito esperta e seus aparelhos chegam a ser mais avançados que os do exértico Red Ribbon.

Mestre Kame - Um mestre nas artes marciais e muito respeitado. Vive a mais de 100 anos por ter tomado a poção da vida eterna. Suas técnicas são famosas pelo mundo inteiro, sendo a mais conhecida, o poderoso Kamehameha. Possui o título de Sennin das Tartarugas, podendo usar duas especiais: a sua amiga, a Tartaruga, e a voadora Gamera. Apesar de ser velho, seu principal defeito e por ser muito tarado, aproveitando qualquer oportunidade para paquerar uma garota(principalmente Bulma). Adora assistir programas onde mulheres fazem ginástica e sua frase mais dita ao ver uma garota é "Gostaria de brinca de boing-boing?". Mesmo que sua personalidade o mostre um velho aparentemente frágil, ele é astuto, forte e decidido. Treinou Goku, Kuririn e Yamcha

Oolong - Pequeno porco que tem a habilidade de se transformar no que quiser, por cinco minutos, e depois necessita de um minuto para descansar e então recuperar as suas energias. Usava seus poderes para atormentar uma vila onde sequestrava as garotas bonitas, mas acabou sendo derrota por Goku. Por causa de Bulma, ele é obrigado a ir junto dela e de Goku na procura pelas Esferas do Dragão. Tal como Mestre Kame, é um pervertido

Yamcha - Era um ladrão do deserto que, ao lado de seu melhor amigo o gato Pual, furtavam qualquer coisa. Quando Goku, Bulma e Oolong aparecem em seu território, ele acaba descobrindo o poder das tais esferas do dragão, a fim de realizar seu desejo de acabar o seu medo com mulheres, faz de tudo para roubá-las das mãos de Goku, entrando em confronto diversas vezes com ele. Mais tarde, acaba ajudando os heróis a derrotarem Pilaf e depois disso, ele e Pual partem om Bulma para a cidade onde terminam a escola. Acaba por treinar 3 anos com o Mestre Kame e desenvolve seu Kamehameha. Sua técnicas próprias são Rogafufuken e Soukidan.

Pual - É um gato azul e melhor amigo de Yamcha. Tem os mesmo poderes que Oolong, e quando eram mais novos estudaram juntos, mas ao contrário de Oolong, a sua transformação não tem limite de tempo, pois completou o treino. É capaz de voar, sendo o primeiro a fazer isso na série.

Kuririn - Um monge que treinou anos no Templo Xiaolin e resolveu ir treinar com Mestre Kame no mesmo momento que Goku. No início dos treinamentos, era arrogante, fazia de tudo para ser melhor que Goku e o tinha como rival, mas acaba por confessar a superioridade de seu colega. Apesar de não ser um lutador muito forte, é rápido, esperto e de grande utilidade em horas difíceis. Acaba se tornando o melhor amigo de Goku. É morto infelizmente por Tambourin, um dos filhos de Piccolo Daimaoh, logo após a vitória de Tenshin Han no torneio de artes marciais sobre Goku. É rescussitado com as Esferas do Dragão e no torneio seguinte, encontra-se com Piccolo Junior , filho do antigo, sendo derrotado mais uma vez. Seus principais golpes são Kamehameha e Kienzan.

Son Gohan - Avô adotivo de Goku. Vivia na Montanha Paozu e encontrou Goku nas matas quando ele era um bebê e resolveu adotá-lo. Goku era muito violento e agressivo, mas um dia ele caiu de um penhasco e bateu a cabeça, chegando a ponto de morrer. Quando se recuperou, Goku estava calmo e dócil. O ensinou um pouco de artes marciais e deu a ele o Bastão Mágico e a esfera do dragão de quatro estrelas. Morreu esmagado por monstro que em Dragon Ball Z, será revelado que quem o matou foi Goku ao se transformar em Macaco, conseqüência de ter visto a lua cheia. Gohan será o nome do filho que Goku terá em Dragon Ball Z.

 Vilões

Pilaf - Ele é um dos primeiros inimigos de Goku e aparece no início da série Dragon Ball, queria as Esferas do Dragão para virar o imperador do mundo. Consegue uma esfera e quando descobre que Goku e seus amigos estavam com as outras esferas os captura e joga gás do sono na cela onde estavam, assim pegando todas as esferas e chamando Shenlong. Goku usa o Kamehameha e faz um furo na parede, por onde passam Pual e Oolong(transformados em morcegos). Para impedir o desejo de Pilaf, Oolong deseja uma calcinha. Cheios de raiva, Pilaf prente todos numa sala de aço com teto de cristal, com objetivo de incenera-los quando chegasse a tarde, mas Goku vira Oozaru e destrói todo seu castelo. Aparece novamente, dessa vez, libertando Piccolo Daimaoh.

Comandante Red - Líder das Forças Armadas Red Ribbon. Tem cabelo vermelho e é um tanto baixo para a sua idade. Sempre de terno e com um charuto, Red começou a juntar as Esferas do Dragão um pouco antes de Goku, que posteriormente se tornaria inimigo de toda organização. É morto por seu ajudante, Black, que o matou ao descobrir que seu chefe queria as esferas somente para desejar ser mais alto.

Conselheiro Black - Black é um homem alto, profundo e inteligente. É o principal ajudante de Red. Quando descoriu que seu chefe queria as esferas so para ficar mais alto(Black achava que Red ia desejar a dominação mundial), Black se deu conta de todos os soldados que se arriscaram ou perderam a vida por causa delas e matou seu chefe. Assumiu o controle de tudo e lutou contra Goku num robô gigante, porém no final, Goku atravessa o robô e ele se explode com Black.

General Blue - É um dos três generais da Red Ribbon e a sua missão consiste em encontrar a Esfera do Dragão que se encontra no fundo do oceano. De personalidade bastante afeminada e vaidosa, o General Blue é intransigente com todos os soldados que falhem as suas missões. Com a chegada de Son Goku, Bulma e Kuririn aos arredores do seu acampamento militar, Blue persegue-os pelo mar até a uma caverna subaquática de piratas. Aí, enfrenta Kuririn e Son Goku, mas acaba por sendo vencido graças à súbita aparição de um rato, animal que Blue tem pavor. Ainda assim, Blue consegue escapar da caverna e, graças aos seus poderes psíquicos, imobiliza Son Goku e seus amigos na casa do Mestre Kame e rouba as Esferas do Dragão. Son Goku persegue-o até à Vila Pinguim, onde Blue é enviado para o Egito com uma cabeçada de Arale. Mais tarde, ao regressar ao quartel-general, Blue enfrenta Tao Pai Pai para conseguir o perdão do Comandante Red pelo seu falhanço, mas o assassino crava-lhe a língua numa das fontes da cabeça,matando-o.

General White - Comandante da Torre da Força localizada na gélida zona norte, White é, provavelmente, o membro mais velho da Red Ribbon, a julgar pelo seu cabelo cinzento. Para encontrar a Esfera do Dragão detectada perto da sua torre, White sequestrou o chefe da Aldeia Jingle, obrigando, assim, os aldeões a ajudá-lo na busca sob ameaça de matar o seu chefe. Ao chegar à região e saber do sucedido, Son Goku decide libertar o chefe da aldeia e inicia uma escalada pela torre, derrotando, um após um, todos os soldados do General White, ao mesmo tempo que se torna amigo do Andróide 8. Juntos, os dois chegam ao último piso da torre, onde White enfrenta Son Goku num combate desigual. Fingindo render-se, o general aceita libertar o chefe da aldeia, mas acaba por fazê-lo refém e aponta-lhe um revólver à cabeça. Em seguida, dispara contra Son Goku, fazendo-o perder os sentidos. Pensando que o seu amigo estava morto, o Andróide 8 fica louco de raiva e, com um potente soco, envia o General White para fora da torre em direcção às montanhas cobertas de neve.

Coronel Silver - Silver é o primeiro dos altos oficiais da Red Ribbon a aparecer na série. Tem um porte atlético e é especialista em boxe, sendo um dos homens mais fortes do exército. Quando uma das Esferas do Dragão é detectada numa aldeia situada num deserto, Silver dirige-se para lá com os seus soldados em busca dela. No entanto, antes de conseguirem obtê-la, a esfera acaba por ir ter à aldeia do Rei Cutelo, pai de Chichi. O Coronel lança um ataque sobre a aldeia e, no meio da confusão, Pilaf, que também procurava as sete esferas, encontra o precioso objecto e tenta fugir com ele na sua fortaleza voadora, mas esta acaba por ser destruída pelos soldados e a esfera fica na posse de Silver. Em seguida, outra esfera é localizada numa floresta habitada por macacos e o Coronel manda incendiá-la, mas a esfera cai dentro de um rio e, no dia seguinte, é encontrada por Son Goku. Silver subestima Son Goku pelo facto de ser uma criança e baixa as suas defesas, o que leva a que seja rapidamente derrotado. Como castigo pelo seu falhanço, Silver é condenado à morte pelo Comandante Red.

Coronel Yellow - Tigre antropomórfico que comanda uma patrulha de soldados que procuram uma das sete Esferas do Dragão na Terra Sagrada de Karin. É o único alto oficial não-humano do exército e, contrariamente aos restantes, não apresenta nenhuma habilidade para a luta. Quando a esfera é projectada por um vulcão em erupção para a floresta que rodeia a Torre de Karin, Yellow e os seus homens dirigem-se para lá. Porém, não contavam com a resistência do índio Bora, o qual, ao aperceber-se das más intenções deles, mata todos os soldados com as suas próprias mãos. Apenas o Coronel Yellow sobrevive e, numa tentativa desesperada de obter a esfera, rapta Upa, a pequena filha de Bora, para obrigar o índio a trocá-la pela Esfera do Dragão. No entanto, Son Goku chega mesmo a tempo e dá um potente soco no Coronel Yellow, atirando-o para fora do seu avião em pleno voo e salvando, assim, a vida de Upa.

Coronel Violet - É a única mulher no exército Red Ribbon cuja existência se conhece. Tem o cabelo roxo e uma personalidade muito ambiciosa. Graças ao radar que o General Blue roubara a Son Goku, Violet encontra facilmente uma Esfera do Dragão no fundo de um lago situado no meio de uma floresta habitada por uma tribo de indígenas hostis. Ao regressar ao quartel-general e entregar a esfera ao Comandante Red, recebe uma recompensa que consiste num punhado de moedas de ouro. Porém, a sua ganância deixa-a insatisfeita e, mais tarde, durante o ataque de Son Goku ao quartel-general, a Coronel Violet evita o rapaz e assalta o cofre onde Red guarda toda a sua imensa e valiosa fortuna. Após reunir uma grande quantia de dinheiro, Violet deixa para trás o seu exército à beira da derrota e abandona o quartel num avião, pronta para viver uma vida abastada algures.

Ninja Púrpura - Trata-se se um ninja que possui uma velocidade incrível, e nunca foi visto por suas vítimas, devido a sua grande agilidade. O Ninja Púrpura chega a ser hilário, pois quando está em situações críticas, perde a cabeça e usa meios bastante estranhos de se safar. Foi derrotado pelo Andróide nº8.

Androide #8 - O Andróide #8 é um andróide do tipo mecânico criado pelo Dr. Maki Gero quando ainda fazia parte da Red Ribbon. Apesar de ser inicialmente inimigo de Goku, ele depois o ajuda a destruir a Muscle Tower, e depois disso foi morar com o povo da aldeia. Só ficou furioso quando pensou que Goku havia morrido. É muito parecido com um o monstro de Frankenstein.

Tao Pai Pai - Conhecido como o maior assassino do mundo, Tao Pai Pai foi contratado pelo Comandante Red para matar Goku. Para monstrar sua força, Tao Pai Pai lutou contra Blue e o matou somente usando a língua. Durante a sua missão, ele mata Bora, o pai de Upa. Tomado por raiva, Goku o ataca sem pensar e acaba perdendo a luta por causa de um Dodonpa(Goku não foi morto por que a Esfera de 4 Estrelas bloqueou o ataque). Após treinar com o Mestre Karin, Goku luta novamente com Tao Pai Pai, dessa vez mudando as coisas. Como último recurso, Tao Pai Pai engana Goku, pedindo seu perdão, mas logo depois ele joga um explosivo em Goku que o rebate e este explode em Tao Pai Pai. No 23º Torneio de Artes Marciais, ele volta com algumas parte mecanicas em seu corpo. Luta contra Tenshin Han e é derrotado de forma humilhante.

Piccolo Daimaoh - Um demônio que foi libertado por Pilaf e pretende dominar todo o mundo, Piccolo Daimaoh é a parte maligna de Kami-Sama. Pode criar filhos botando ovos pela boca e estes podem nascer bem poderosos. A muito tempo foi detido por Mutaito com a técnica Mafuba, mas devolta a liberdade, ele matou Chaos e Mestre Kame, ganhou juventude com as Esferas do Dragão, destruiu Shenlong e tomou o castelo do rei do mundo. Na sua batalha conta Goku, ele foi morto pelo garoto, mas momentos antes, ele boutou um ovo onde estava Piccolo Junior, seu filho-reecarnação.

Tambourine - Filho de Piccolo Daimaoh e causador da morte de Kuririn, Tambourine era o encarregado de matar todos os lutadores do mundo. Derrotou Goku na sua primeira luta mas foi morto na segunda. Tem a aparencia de uma Gargula.

Cymbal - Filho de Piccolo Daimaoh e encarregado de achar as Esferas do Dragão. Cymbal batalhou contra Yajirobe, e no final acabou virando o seu jantar. Tem a aparencia de um dragão verde.

Piano - Filho de Piccolo Daimaoh, foi criado para seu seu mordomo. Sem poderes ou força, ele foi morto quando Goku jogou seu pai e ele caiu em cima de Piano. Tem a aparencia de um pterodactilo.

Drum - Filho de Piccolo Daimaoh e mais forte tirando Piccolo Junior. Drum foi criado para lutar contra Tenshin Han. Ele derrotou sem inimigo sem problemas e quando estava prestes a mata-lo, Goku chegou com um pontapé e estourou metade de sua cabeça.

Piccolo Junior - Piccolo Junior ou simplesmente Piccolo, é o filho-reecarnação de Piccolo Daimaoh. Nasceu com as memórias do pai e creseu com ódio de paz, justiça e Goku. No 23º Torneio de Artes Marciais, ele derrota Kuririn e prende Kami Sama quando reverte o Mafuba feito por ele, e chega nas finais contra Son Goku. Em uma parte da luta, ele tenta matar os telespectadores com um Bakuri Kihama, mas seu ataque é repelido por um Super Kamehameha. Ele também engole o ponte onde estava Kami Sama mas Goku o resgata. No final, ele é derrotado mas não morto, pois se ele morresse, Kami Sama também morreria. Em Dragon Ball Z, vai descobrir que pertence a raça dos Namekuseinjins e até se tornará o mais forte deles. Também irá treinar Gohan, o filho de Goku.

 Anime

O anime Dragon Ball é baseado nos 16 primeiros volumes do mangá criado por Akira Toriyama em 1984, e é a primeira parte dos animes da série Dragon Ball, sendo seguido por Dragon Ball Z e depois por Dragon Ball GT. A saga denominada como "Z" só surgiu na versão para anime, pois no mangá original toda a saga foi chamada de Dragon Ball. Já a fase GT não existe em mangá, pois não foi feita por Akira Toriyama, e sim pelo estúdio (Toei Animation), sem a supervisão do seu criador, o que explica alguns erros consideráveis.



Dragon Ball segue as aventuras de Son Goku desde criança até o seu casamento. Esta primeira parte é mais cômica, simples, com grande enfoque no Torneio de Artes Marciais (Tenkaichi Budokai).



Há um rumor na internet sobre um suposto anime do Dragon Ball AF, que seria a continuação do GT, onde Goku conseguiria atingir o nível de Super Saiyajin 5, porém o anime além de não ser oficial ele não existe. Porém a algum tempo, um fã japonês conhecido por Toyble, resolveu criar essa continuação em forma de mangá, o qual já é bem conhecido pela internet, e é encontrado traduzido no Site Dragon Ball AF Brasil, o qual conforme o autor vai lançando novas páginas, já as traduz para português.



 Relação com o mangá

Durante o desenvolvimento da maior parte da mangá, o anime estava sendo roteirizado e produzido no seu encalço. Embora isto fizesse com que os episódios fossem transmitidos mais rapidamente, o ritmo resultou numa grande adição de material no anime para prolongar os episódios e impedir que o anime alcançasse o mangá.



 Exibição

No Brasil a série foi exibida pela primeira vez pelo SBT em 1996 dentro do programa Bom Dia & Cia e continuou com reprises esporádicas até 2000, mas apenas do primeiro episódio até a luta de Goku contra Tao Pai Pai (episódio 60), na primeira dublagem do extinto estúdio Gota Mágica. Em 2002, a Globo comprou e exibiu os 153 episódios de Dragon Ball com uma redublagem feita pela Álamo. Finalmente, em 30 de maio de 2006, a Cartoon Network começou a exibir a série no bloco Toonami, de Segunda a Quinta, meia-noite e meia.



Em Portugal, Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT foram transmitidos entre 1995 e 1999 e foram exibidos pela SIC. A série foi depois repetida na SIC Gold (mais tarde SIC Sempre Gold) e depois na SIC Radical, onde continuou a ser um sucesso. A Série em Portugal foi dublada pelos estúdios NOVAGA, tendo contado no elenco com: Antonio Semedo, Henrique Fiest, Vasco Machado.



 Dublagem em português

Ver artigo principal: Lista de dubladores de Dragon Ball

[editar] Músicas

Abertura:



Makafushigi Adobenchā! (摩訶不思議アドベンチャー!) ("Aventura Mística!")

Letra: Yuriko Mori, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kōhei Tanaka, Performance: Hiroki Takahashi

Versões:

Versão 1: episódios 1~101

Versão 2: episódios 102~153

Encerramento:



Romatikku Ageru Yo; (ロマンティックあげるよ) ("Eu Te Darei Romance")

Letra: Takemi Yoshida, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kōhei Tanaka, Performance: Ushio Hashimoto

Versões:

Versão 1: episódios 1~21

Versão 2: episódios 22~103

Versão 3: episódios 104~132

Versão 4: episódios 133~153

Versão 5: episódios 154~199



                      uma produçao tres patetas dos games

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...